O CENA DIVERSA aposta na inclusão de PESSOAS COM DEFICIÊNCIA na cadeia de produção de bens simbólicos e saberes a respeito da arte, CULTURA e SOCIEDADE.
oCENADIVERSA
é um testemunho vivo da expertise dos sujeitos cuja deficiência se transforma em potência; potência cênica e potência de vida.
asOBRAS
Os espetáculos "Pele" com cadeirantes e "Quando Acordar a Cidade" com cegos e a performance "Slam Corpo Grita" com surdos, construídos na 1a edição foram novamente levados a público em apresentações em Vitória, Anchieta e Serra.
trabalhoEMREDE
Interessa-nos ativar apoios e parcerias
de todas as ordens: entidades, grupos de pesquisa, instituições publicas ou privadas, coletivos e pessoas que trabalhem com inclusão, arte, educação, cultura, literatura, artes visuais ou outras atividades complementares, para possíveis ações em conjunto e para que o projeto possa chegar ao seu público-alvo.
aDIREÇÃO
é da encenadora e cineasta Rejane Arruda, doutora pela ECA-USP, que se dedica à Arte como locus de afirmação da cidadania, vida, respeito e direito à diferença, ampliação do olhar e processo de subjetivação - desde 2006 no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA-USP), e a partir de 2014 no grupo Poéticas da Cena Contemporânea (UVV e SOCA), no Espírito Santo.
aARTE
surge como voz do sujeito contemporâneo, promovendo o reconhecimento de si, trabalhando criativamente poéticas que acolhem as suas especificidades; dispositivo de formação, artística e intelectual, e de inclusão social.
aÇÃOCOMUNIDADE
O Cena Diversa oferece ações formativas nas comunidades de Praia Mole, Ponta de Ubú e Aracruz.
asOFICINAS
são oferecidas gratuitamente para pessoas com deficiência visual; pessoas com deficiência física, cadeirantes e andantes; surdos intérpretes e ouvintes; alunos e professores da rede pública. O conteúdo das aulas inclui o Teatro e dispositivos utilizados na Cena contemporânea como o Cinema, a Fotografia e a Dublagem.
oCENADIVERSA
conta com o patrocínio da Wilson Sons e ES Gás, com a parceria da Cia Poéticas da Cena Contemporânea e o com o apoio dos coletivos D'Pretos, CiAtua e Cia Motriz, Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, União de Cegos D. Pedro II, Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, Universidade Vila Velha, Grupo de Estudos em Línguas de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT)-UFES, Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) Secretaria dos Direitos Humanos e Secretaria da Cultura do Espírito Santo (SECULT).
As oficinas consolidam novos processos criativos gerando novos produtos para o público, levando a cabo o objetivo do Cena Diversa: a inclusão de PCDs na cena teatral e cultural capixaba.
WORK IN
PROGRESS
PROCESSOS CRIATIVOS
A SOCA publica e-books com textos produzidos a partir de processos criativos, pesquisa e debates. Os e-books são distribuídos gratuitamente.
PESQUISA
O projeto está aberto a pesquisadores, professores, alunos e estagiários, de escolas ou universidades públicas, para campo de atuação e possibilidade de publicação em livro editado pela SOCA.
São acolhidos também PCDs com prótese ou qualquer outra limitação de locomoção - e não apenas cadeirantes (como na primeira edição do projeto quando foi criado o espetáculo "Pele").
PCDs
AMPLIAÇÃO
Nossa equipe está engajada em receber cada pessoa atendendo às demandas de cada singularidade e diferença.
Mesa redonda com especialistas engatilha
a reflexão.
DEBATE&
REFLEXÃO
Os debates acontecem logo
após os espetáculos.